[GRLPWR] Cássia Eller

A voz, a atitude, a bondade, o empoderamento, o amor… Cássia teve coragem para ser, assumir e fazer em pouco tempo o que muita gente – muita mesmo! – não conseguiria nem numa vida eterna.

Gravou canções lindas, intensas. Mas deixou para nós, humanos comuns e covardes, muito mais.

Em determinado momento do documentário “Cássia Eller” aparecem Maria Eugênia – esposa de Cássia – e Chicão recebendo alguma premiação póstuma da cantora. No discurso de agradecimento, Maria Eugênia falou uma das coisas mais bonitas que eu já ouvi, algo como “ela me deixou um filho lindo, e deixou uma mãe de presente pro Chicão”. Não lembro a frase exata, mas isso não importa.

Com suas loucuras e sanidades, ela foi intensamente o que acreditava. Sem alarde, sem militância, sem bate boca, Cássia viveu com Eugênia, Cássia teve um casamento aberto, Cássia engravidou e amamentou e cuidou, Cássia deixou sempre claro que Chicão era dela e da esposa. Cássia deixou o filho com sua esposa e a mãe com seu menino. E fez a justiça e um País inteiro ficarem ao lado dessa família nada tradicional. Cássia mataria um Feliciano por dia só por existir.

Ela provocava no palco. Sua atitude, suas expressões, a força de sua voz. Mas a provocação maior veio por viver. Simples assim. Sem alardes da vida pessoal. Com amor e verdade.

#cantora, #mãe, #intérprete, #músicapopular

Cássia Eller foi uma grande artista dos anos 90. Conhecida principalmente por seu jeito roqueira, Cássia na verdade interpretou canções dos mais variados estilos e compositores – do rock agressivo do Nirvana a sambas de Riachão, de Chico Buarque a Chico Science, cantou com artistas de rap e sambistas renomados. Sempre escolheu muito bem seu repertório. Com sua voz grave, teve uma carreira curta mas de forte relevância para a música brasileira.

Procure saber: AllMusic / Acústico MTV / Especial TV Cultura / Doc “Cássia Eller”

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s