[GRLPWR] Freda Kelly

freda

Não é só porque ela teve o emprego que muitas, centenas, milhares de jovens dos anos 60 gostariam de ter. Freda Kelly acaba de ficar conhecida por isso, e aproveitou para mostrar porque é uma pessoa tão especial e rara nesse mundão.

Quando terminei de assistir “Good Ol’ Freda” segurei pra não chorar. É triste chegar a conclusão que, especialmente hoje em dia, poucas pessoas – ou quase nenhuma – tem tanto respeito, lealdade e amor em troca de nada. Freda acompanhou os Beatles desde sempre. Desde a bandinha que tocava a tarde no Cavern até o final. Freda apagou a luz.

Ela nunca se gabou disso. Nem entre família e amigos. Freda nunca entregou uma historinha sequer. Nem no documentário. Era apenas uma garota fazendo seu trabalho. Era presidente de fã-clube numa época que esse cargo, aparentemente, tinha outro propósito. Ou foi ela que o tratou com mais cuidado, maior importância, muito respeito. Não sei.

Tinha tudo para se deslumbrar. Começou aos 17 anos, uma menina. Poderia ter feito dinheiro vendendo todo tipo de informação sobre a maior banda do mundo. Ontem, hoje e sempre. Freda podia ter feito seu documentário anos atrás – podia ter feito no dia seguinte que o grupo acabou. Podia ter feito um documentário cheio de histórias inéditas – boas e ruins. Poderia ter se aproveitado muito dos 11 anos de convivência próxima e intensa com o maior e mais importante fenômeno da cultura pop que foi o cometa Beatles. Uma banda com uma vida tão curta em tempo, mas infinita em relevância.

Todo mundo quer uma lasquinha do artista. Todo mundo quer uma lasquinha de qualquer coisa que possa trazer algum alívio que preencha essa frustração permanente que o ser humano parece ter desde que o mundo é mundo e o vizinho tem um gramado aparentemente mais verde do que o seu. Pensei muito nisso há alguns dias e conhecer a vida dessa mulher me fez, confesso, perder um pouco mais de fé na humanidade.

Considero quase impossível que exista uma outra Freda. Alguém 100% dedicada, focada e discreta. Freda deixou ao mundo uma lição de cumplicidade e respeito.

Good Old Freda. Good Old Girl.

#beatles, #mãe, #fã, #anos60, #lealdade

Freda Kelly foi secretária dos Beatles durante toda a carreira do grupo. Trabalhou diretamente para Brian Epstein. Era também presidente do fã-clube e peça fundamental na história. Teve dois filhos e ainda hoje trabalha como secretária.

Procure saber: Doc Good Ol’ Freda (disponível no Netflix)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s