aqui, agora, com eles.

20160108_103141

Esse ano novo teve um gostinho especial pra mim. Foi a primeira vez que fiz uma reflexão mais profunda e fiquei muito feliz e orgulhosa do que encontrei. Dois mil e quinze foi um ano de revisitar a minha vida e me reencontrar em diversas etapas dela. Passei pelo pouco que lembro da minha primeira infância, forcei a memória para os anos seguintes, me envergonhei e me orgulhei da minha adolescência. Revi acontecimentos, analisei situações, pude escolher o que foi maravilhoso e o que não preciso mais. O que quero guardar, repassar, colar na minha memória, história, o que quero, posso, preciso mudar pra mim, para minha pequena família, pro nosso futuro desconhecido.

Quando estava grávida do Gabriel, uma amiga me falou sobre um livro chamado “O encontro com a própria sombra”. Eu nunca li. Pois só o título já me deu corda pra tanta coisa que nem sobrou tempo de ir atrás da obra.

A partir dessa frase, olhei pra muita coisa e com muitos olhos. De saudade, de saudosismo, de tristeza, de alegria, de raiva, de rejeição, de crítica, de negligência, de solidão, de amor, de intensidade, de culpa (nossa! Quanta culpa!), de conexão e de distanciamento. Só o nome desse livro me trouxe uma avalanche de sentimentos e reflexões, muitas vezes diferentes sobre um mesmo encontro, uma mesma sombra. Passei por fases de escuridão, de isolamento. Mas também por excitantes (re)descobertas.

Posso dizer, então, que 2015 me proporcionou a fantástica viagem no tempo que a maternidade já andava ensaiando em me levar.

Perdi milhares de certezas absolutas, descobri alguns bons e novos caminhos. Mas meu maior presente, e por isso 2015 foi tão especial, foi ter percebido a importância, assumido a responsabilidade e me empoderado do privilégio de estar com eles. Aqui. Agora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s