Minha auto ajuda

Os TEDs Talks são, pra mim, a melhor invenção que a auto ajuda já teve. Uma das coisas que mais me agradam é que sempre quem fala conta como fracassou antes de descobrir toda aquela maravilha que vai dividir com a gente. Lembro de ter ouvido isso num dos milhares que já assisti: “O TED é uma reunião de fracassados.”.

Um dia caiu na minha mão o TED de uma mulher chamada Brené Brown. O nome era “The Power Of Vulnerability”. É um dos meus prediletos. Ela finalmente fez com que eu entendesse que o que falta no mundo é empatia, e como ela funciona. E como ela está em falta em doses cavalares. Mesmo as pessoas que acham que praticam a empatia, não a fazem. Eu não a fazia – e tenho certeza que nem sempre (ou quase nunca!) consigo.

Isso me abriu um novo mundo em relação aos meus filhos. Como me conectar com eles, como ser uma pessoa melhor pra eles, como me colocar em seu lugar e assim fazê-los entender um pouco do mundo.

Já tínhamos escolhido aqui em casa a história de não querer que eles entendam as coisas com o uso imperativo das palavras. Acreditamos na capacidade deles de compreender por outras formas e entendemos que a postura superior, imperativa, que ordena também distancia e pode causar sentimentos pouco agradáveis.

É muito difícil. Muitas e muitas vezes acabamos perdendo a mão e apelando para o caminho mais curto e enraizado da ordem, da obediência através do falso respeito, do descontrole emocional que se espalha como fogo.

Mas estamos tentando, dia após dia. E, muito importante, reconhecendo cada um desses momentos de perda da rota e indo até eles com desculpas e novas maneiras de se entender..

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s